Carta da Chapada do Apodi/CE

As famílias viviam em suas residências onde também existiam pedaços de terras que eles plantavam milho, feijão, algodão, batata, jerirmum e etc durante o inverno, e criavam porcos, galinhas, boi, cabras e etc.

Viviam com mais tranquilidade porque eles moravam em locais com menos casas, menos pessoas e viviam como uma grande família ajudando uns aos outros e tinha menos violência.

Vimos que com os projetos de irrigações trouxe coisas positivas e também negativas. Emprego podemos dizer que é uma coisa positiva na visão dos que são empregados, pois eles se sentem realizados com o salário para manter suas famílias, pois não imaginam o futuro e só no presente. mas o impacto maior refere-se ao meio ambiente pois existem mais poluição por isso nos levam a um futuro incerto, principalmente deixando com problemas na saúde levando o óbito. Outro maior problema é a má distribuição de terras, porque a terra só fica mais para os grandes empresários onde eles ofertam mais empregos sem reispeitar o trabalho com equipamento de segurança de trabalho, assim polui mais rapidamente, sem pensar no ser humano, pois eles só pensam em lucros.

As resistências das famílias de nossas comunidades, muitas vezes é pouca de forma tímida, porque muitos são funcionários das empresas e por isso eles sentem um grande temor e não participam com medo de perder o emprego e só existem resistências em alguns trabalhadores, devido os movimentos sociais que acontecem nas comunidades com o apoio de algumas Instituições e associações que existe em quase todas as comunidades.

Existem muitas demandas de políticas públicas. Terra para todos os pequenos produtores para agricultura familiar, ambiente sem aceitar poluição, produtos produzidos de forma orgânica, moradia digna para os seus moradores, saúde, a falta diariamente no posto de saúde da comunidade de carnaúbas com um técnico de enfermagem que antes atuava, a falta de aparelhos que antes existia no posto. Ex. esterilizador, geladeira, termômetro, aparelhos de verificar a pressão arterial e de Aerosol, cama de fazer exame de prevenção e a falta de medicamento nos posto, a demora para fazer exames e é apenas um médico para atender 06 comunidades e dá 01 dia de plantão no Hospital do município de Quixeré, onde a comunidade fica com a necessidade de médico nos postos locais.

A energia em grande parte das casas das comunidades veio através de projetos das associações comunitárias e outros pelos orgãos gonvernamentais e hoje em dia ainda existe a falta de iluminação pública em algumas ruas das comunidades.

A água de nossas comunidades é abastecida pelo SAAE de Limoeiro do Norte. Não é uma água de boa qualidade porque vem a céu aberto, sendo contaminada pelos Agrotóxicos e algumas famílias possui cisternas de placas, que utilizam para cozihar e bebêr e outros compram água para beber.

Mais vale ressaltar que estas demandas são colocadas pelas comunidades e movimentos porque os políticos, só pensam em serem eleitos e depois são contra a população.

Atenciosamente,

Comunidades da Chapada do Apodi.

 

Participantes  da construção da carta
Maria Ivaldene Saraiva da Silva
Maria Aparecida de Sousa Correia
Damião de Lima
Maria do Socorro Guimarães de Oliveira

 

 

 

 

 

Deixe um comentário